Pular para o conteúdo principal

Dança de salao do seculo 19

No Segundo Império, no período entre 1840 e 1889. Os bailes estavam em papel de destaque e a dança de salão era considerada a diversão predileta da sociedade carioca.
Nesta época, a valsa ainda continuava a ser a dança predileta dos elegantes salões, assim como outras danças da moda, os chótis, as polcas e as quadrilhas que eram dançados tanto nos palácios quantos nas reuniões sociais. (RENAULT, 1978 p. 75 apud JOSÉ, 2005). A polca também obteve forte influência na cena brasileira por ser muita alegre. Segundo Pontes (2005), a polca chegou ao Brasil em 1844.
    Entre 1850 e 1870 há uma evolução na sociedade brasileira, com as chegadas da máquina a vapor, das ferrovias e com a influência da moda européia. Com o surgimento do bonde facilitando o acesso dos indivíduos às festas, às diversões nos clubes e associações recreativas e ao retorno às suas casas, a população carioca teve a oportunidade de renovação e expansão da diversão e da vida em sociedade. Fatores como estes também contribuíram para que a elite brasileira formada por republicanos e abolicionistas, profissionais liberais e empresários, saísse de casa para as ruas como se refere o antropólogo Roberto da Matta 
om a Guerra do Paraguai (1864), vários festejos e comemorações foram realizados neste período. Toneli (2007) descreve um trecho interessante sobre este período:
    Nesse período a então capital federal passou por significativas mudanças. Houve um considerável aumento populacional, já que muitas pessoas estavam voltando da Guerra do Paraguai, que chegara ao fim neste mesmo ano. O pós-guerra gerou alguns meses de comemorações e muitos bailes e festas foram realizadas. No entanto a elite passou por momentos difíceis – tais festas eram populares, das classes mais baixas – e alguns teatros e salões cariocas foram fechados. Com o aumento da população, principalmente a de origem humilde, que segundo Perna “(...) é o embrião de todo movimento musical e de dança no Rio de Janeiro” (2001, p. 26), as atividades sociais se intensificaram (TONELI. 2007, p. 31)
    A corte promovia vários bailes à burguesia. Por volta de 1878, a população carioca já havia assimilado alguns costumes modernos, tais como o banho de mar, a ginástica, a natação, a esgrima e a patinação. As danças de caráter social, encontradas no Brasil no final do século XIX foram a polca, a valsa, a quadrilha francesa e a americana, o lanceiro (variação da quadrilha) e os galopes (RENAULT 1982 apud JOSÉ, 2005, p. 66) . No final do século XIX também teve origem a primeira dança de salão genuinamente brasileira: o maxixe (PERNA, 2005)
    A dança de salão era tão exaltada no Império que nos 6 dias antes da proclamação da República foi promovido um grande baile, na Ilha Fiscal, numa demonstração de solidez do regime político brasileiro. O baile foi promovido por D. Pedro II e foi o último do império (PONTES, 2007, p. 25).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dança Classica

A Dança Clássica No  século XV  surge o balé nas cortes da  Itália,  originado dos grandes bailes de rua se tornou um pequeno baile, o " balletto ". Mais tarde foi introduzido na França por uma rainha italiana e se difundiu por outros países europeus, como Inglaterra, Dinamarca e Rússia. No século XVII o balé deixa de acontecer nos salões e passa a ocupar os palcos, quando surgiram os primeiros espetáculos de dança. O balé passou por várias fases, tendo sido influenciado pelo  romantismo  no século XIX, assim como as outras artes. No início desse século teve grande importância a Companhia de Diaghilev, o Ballet Russo, que expandiu a influência russa pela Europa e Ocidente. Na companhia atuou Vaslav Nijinsky (um dos melhores bailarinos conhecidos e autor de peças),além de Michel Fokine, Anna Pavlova e Balanchine. Esses bailarinos marcaram essa fase da dança clássica, que reunia uma brilhante técnica com certas inovações da época. A inovações do ...