A Dança Clássica
No século XV surge o balé nas cortes da Itália, originado dos grandes bailes de rua se tornou um pequeno baile, o "balletto". Mais tarde foi introduzido na França por uma rainha italiana e se difundiu por outros países europeus, como Inglaterra, Dinamarca e Rússia.
No século XVII o balé deixa de acontecer nos salões e passa a ocupar os palcos, quando surgiram os primeiros espetáculos de dança.
O balé passou por várias fases, tendo sido influenciado pelo romantismo no século XIX, assim como as outras artes. No início desse século teve grande importância a Companhia de Diaghilev, o Ballet Russo, que expandiu a influência russa pela Europa e Ocidente.
Na companhia atuou Vaslav Nijinsky (um dos melhores bailarinos conhecidos e autor de peças),além de Michel Fokine, Anna Pavlova e Balanchine. Esses bailarinos marcaram essa fase da dança clássica, que reunia uma brilhante técnica com certas inovações da época.
A inovações do seculo 19 - Brasil Imperial
Segundo consta, o primeiro balé teria sido apresentado no Rio de Janeiro em 1813, no Real Theatro de São João, hoje João Caetano.
Um impulso importante ao balé brasileiro deve-se à visita de algumas companhias renomadas, como a de Diaghilev. Em 1913 e 1917 veio Nijinsky e depois Pavlova (1918 e 1919), que se apresentaram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Maria Olenewa, primeira-bailarina da Companhia de Pavlova, acabou por se instalar no Rio de Janeiro. Conseguiu criar uma escola de balé clássico sob sua direção no Teatro Municipal, oficializada em 1930.
Outra escola foi fundada nesse período em Curitiba, por Tadeuz Morozowicz, a primeira do sul do país. Nessa época vários bailarinos vindos de importantes companhias europeias se instalaram no Rio de Janeiro.
Os Balés Brasileiros
Os primeiros balés brasileiros buscaram criar identidade usando temas indígenas em suas apresentações. Assim como aconteceu em outras áreas, como o indianismo na literatura.
O espetáculo "Arirê e o Pássaro Ferido", assinado por Naruna Corder nos anos de 1930, foi um dos primeiros no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nesse período, as escolas de balé não buscavam a excelência na dança, como nas escolas europeias. A ideia era introduzir uma atividade física e até mesmo dar noções de etiqueta às alunas (a maioria eram da alta sociedade carioca).
A Dança Moderna
No final do século XIX acontece uma revolução no balé originando a dança moderna. Há uma nova preocupação com os movimentos executados, que se tornam mais livres, e se exploram outras possibilidades de trabalhos corporais que se utilizam de torções, contrações, quedas e improvisações. No período da transição do Imperio Brasileiro para a Proclamação da Republica houve revolução na dança de teatro. Não se sabe ao certo que no final do periodo imperial a Côrte Imperial promoveu uma dança de uma moça branca com um dançarino negro retratando a recente abolição. Foi um marco na historia e que pena que não se sabe quem é a moça branca e o moço negro, mas foi uma revolução na dança e na historia. Não se sabe se foi em Petropolis, na Bahia ou em Ouro Preto. O que se sabe é que existe um pedaço de artigo escrito :
A dança contemporânea não se define em movimentos específicos. (A.V. Werneck)
O que restou é um pedaço de papel queimado escrito por alguém. O que se sabe é que existiu um fazendeiro em Ouro Preto que tinha por nome Werneck e que possuía grande quantidade de escravos. Mas existiu tantos outros Wernecks que vieram da Europa para o Brasil numa tentativa de crescimento profissional. Quanto a Dançarina branca diz a lenda que foi muito criticada por ter revolucionado a dança na época.Certo é que alguém revolucionou a dança na epoca elaborando temas fortes como a abolição da escravatura,cuja a nata da sociedade não aprovava tal abolição, nem mesmo os fazendeiros e barões do café. Certo é que foi um grande resultado de linguagem nova de dança e utilização de novas técnicas,criando uma nova abordagem de dança cênica e teatral que vai alem da habilidade do corpo, da expressão do corpo de forma Suspiros Poéticos. Se foi na Bahia, se foi em Petrópolis, ou em Ouro Preto não importa, o que importa é que a lenda diz que essa moça e o moço negro revolucionaram a forma classica da dança na época com base em literatura e aos poucos poderemos pagar os pedaços desse país e remontar a nossa historia.
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